18/01/2007

Aborto: uma primeira abordagem

Dois médicos do Chile, um país em vias de desenvolvimento, proporcionam-nos um livro completamente diferente dos proclamados em campanha, atravessando o problema do aborto desde as suas causas às suas consequências. Somos guiados pela vasta experiência pessoal de pessoas que dedicam a vida a esta questão, desde os tempos de estudantes de medicina, com testemunhos reais e uma honesta procura de soluções e consensos. A melhor primeira abordagem que conheço a este tema, por José Barzelatto e Aníbal Faúndes: O drama do aborto: em busca de um consenso.

«
Qualquer ensejo em ouvir o outro é interpretado negativamente como um sinal de enfraquecimento da convicção, e uma maneira de fortalecer os argumentos do inimigo. Esta controvérsia é tão tempestuosa e as emoções suscitadas tão fortes, que se torna muito difícil evitar a polarização da opinião pública. Nós sustentamos que este é um falso dilema e que a maioria das pessoas no mundo não são indiferentes ao sofrimento de milhões de mulheres, que são confrontadas todos os anos com a decisão de abortar. Essa mesma maioria também não é indiferente ao destino do feto, e vê o aborto como uma perda que deveria ser evitada.

A ideia de que as pessoas estão divididas entre aquelas que são a favor e as que são contra o aborto é simplesmente incorrecta. (...) Quando um diálogo civilizado e racional se tornar possível, todos, incluíndo os menos radicais dos dois extremos, concordarão em promover e implementar as mudanças sociais capazes de reduzir a incidência e as consequências do aborto provocado. Acreditamos que esta tarefa seja difícil mas não impossível.
»

Sem comentários: